quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CONVERSANDO SOBRE O PERÍODO DE ACOLHIMENTO NA CRECHE

            A Gerência da Educação Infantil descreve para nós esse importante momento que vivemos na creche: O período de acolhimento. 
           Momento em que as crianças passam por um período de adaptação, portanto muito importante para todos nós. É momento de conhecimento, acolhimento, troca, ... enfim,  momento marcante para as crianças, educadores, responsáveis e toda a equipe da creche. 
            Para esse importante período, arrumamos todos os espaços da creche para fazer com que o nosso ambiente seja acolhedor e prazeroso.    

           " Acolher?
Estamos recomeçando um ano e, com ele, todas as expectativas e receios de receber os nossos pequenos e os seus responsáveis, que vem, eles também, cheios de dúvidas e incertezas.
Neste momento, o mais importante é acolher, abraçar e aconchegar... Assim como as crianças e seus responsáveis, nós, que estamos trabalhando com Educação Infantil há tanto tempo ou até os nossos pares, que chegaram agora, precisamos nos sentir acolhidos para começar ou recomeçar.
Nestes dias, em que chorar será um movimento comum, quanto mais estivermos fisicamente próximos e oferecermos a todos o nosso colo, mais suave será esse período. Então, esse é o momento de voltarmos a ter nossas crianças em nossos braços, literalmente.  Agentes, PEIs, mas também PAs, diretores e adjuntos, todos estão convidados a entrar nesta ciranda – colo, sorrisos, canções, olho no olho – acolhimento.
Olhar com afeto todo esse processo de inserção, fortalecendo vínculos com as crianças e famílias, e ainda, com cada membro da equipe, é, sem dúvida, um grande facilitador do trabalho de um ano inteiro.
No momento em que as emoções estão afloradas, ouvir o outro em suas necessidades, inseguranças e oferecer a mão na hora certa, são movimentos que abrem portas, constroem pontes para um diálogo permanente.
Desejamos que este período de acolhimento seja o momento de abraçarmos nossos responsáveis e mostrarmos a eles que a educação infantil também se faz com AMOR."
Um grande abraço,
Gerência de Educação Infantil