quarta-feira, 28 de maio de 2014

DIA DO BRINCAR NA CRECHE

             O dia 28 de maio é o Dia Internacional do Brincar, instituído pela UNESCO.
           A proposta desse evento é resgatar, incentivar o brincar na infância e trazer a reflexão sobre a importância da brincadeira como momento da criação culturale humana por excelência.

           "... a brincadeira torna na criança uma nova forma de desejos. Ensina a desejar relacionando os seus desejos a um eu fictício, ao seu papel nas brincadeiras e suas regras." (Vygotsky, 1984, p.114)


              Aqui rolou um belo teatro preparado pelas educadoras entitulado "Pinóquio e a grande fábrica encantada de brinquedos da Zilka.", peça que tem os personagens: Tio Teleco, a boneca Lilica e o boneco bom de bola. Aproveitando a temática da Copa, esses três personagens mostram que é importante brincar, aprender a dividir os brinquedos e respeitar o seu colega, seus gostos e diferenças. Assim, convidam o Pinóquio a visitar a fábrica de brinquedos da Zilka e ao receber a visita do Pinóquio, ele traz consigo os seus amiguinhos que são as crianças da Zilka, que aproveitam para brincar com os brinquedos expostos na fábrica.






































domingo, 25 de maio de 2014

PINTANDO O SETE COM AS CORES DA COPA 2014

                       

                              



JUSTIFICATIVA

        Tendo em vista a Copa do Mundo 2014 sediada no Brasil, tema gerador de atividades físicas e da pluralidade cultural, pois envolve diversos países que participarão do evento despertando o interesse e a curiosidade de toda a comunidade escolar que estará focada na torcida pelo Brasil, aproveitamos o momento para desenvolver um trabalho coletivo que tem como instrumento a união de diversos povos e suas respectivas culturas.
      Este trabalho visa trabalhar a diversidade das cores e da cultura dos povos determinando a representatividade de cada país num contexto globalizado.

 OBJETIVOS
 -Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas
-Identificar as principais características de cada país: dança, música, comidas e roupas
- Conhecer a história das copas
- Identificar as cores das bandeiras
-Observar a criação de uma cor através de misturas
-Estabelecer relação numérica
- Participar de brincadeiras e jogos que envolvam correr e movimentar-se
-Trabalhar a importância dos jogos como um instrumento da PAZ
-Trabalhar o respeito às regras como meio utilizado para convivência harmoniosa entre as pessoas

DESENVOLVIMENTO
        Partindo da premissa da globalização e de que cada povo tem sua própria cultura, as atividades serão dirigidas no sentido de ensinar o respeito, a afetividade, a receptividade, o conhecimento das diversas culturas dos povos bem como a apreciação. Cada turma representará um país participativo da copa mundial ficando responsável em pesquisar por meio de jornais, revistas e das diferentes mídias, a bandeira daquele país, as cores que o representam, assim como o modo de vida da população, seus hábitos culturais, costumes, tipo de habitação, de vestuário, de alimentação, pontos turísticos, a Língua falada, músicas, etc.

ATIVIDADES
-CORES: trabalhar as cores das bandeiras
-REGRAS: respeito às regras e aceitação da derrota
-TEMPO: duração das partidas de futebol, período da copa (dia, mês e ano)
-ESPAÇO: locais aonde serão realizadas as partidas
-QUANTIDADE: número de jogadores, de times etc.
-SAÚDE: alimentação saudável para um bom condicionamento físico e mental
-Significado das palavras: bi, tri, tetra, hexa-campeção.
-Análise do placar dos jogos
-Trabalhar o espírito patriótico e de cidadania
-Confeccionar a bandeira do Brasil e do país que está trabalhando
- Pesquisa em jornais, revistas e internet sobre notícias da copa
-Produção de textos – histórias, notícias da copa, utilização de objetos e personagens (bola, meias, bonecos)
- Visualização dos nomes dos países
- Movimento retilíneo, curvas fechadas e abertas
-Dramatizações
-Campeonatos de futebol


RECURSOS:
      Jornais, revistas, internet, mídias, Dvds, materiais recicláveis (papelão, rolinhos de papel higiênico, Cds, livrinhos,garrafas pets, Eva, Tnt, papéis coloridos, crepom, tintas, pincéis, roupas, bolas, meias, chuteiras, blusas do Brasil, cornetas, bandeiras, etc.

Projeto elaborado pelas Professoras Vânia Cristina C. Pinto e Cátia Cristina B. Gomes.