JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a Copa do Mundo 2014 sediada no
Brasil, tema gerador de atividades físicas e da pluralidade cultural, pois
envolve diversos países que participarão do evento despertando o interesse e a
curiosidade de toda a comunidade escolar que estará focada na torcida pelo
Brasil, aproveitamos o momento para desenvolver um trabalho coletivo que tem
como instrumento a união de diversos povos e suas respectivas culturas.
Este trabalho visa trabalhar a diversidade
das cores e da cultura dos povos
determinando a representatividade de cada país num contexto globalizado.
OBJETIVOS
-Conhecer, valorizar e divulgar as diversas
culturas
-Identificar as principais
características de cada país: dança, música, comidas e roupas
- Conhecer a história das copas
- Identificar as cores das
bandeiras
-Observar a criação de uma cor
através de misturas
-Estabelecer relação numérica
- Participar de brincadeiras e
jogos que envolvam correr e movimentar-se
-Trabalhar a importância dos
jogos como um instrumento da PAZ
-Trabalhar o respeito às regras
como meio utilizado para convivência harmoniosa entre as pessoas
DESENVOLVIMENTO
Partindo da premissa da globalização e de que
cada povo tem sua própria cultura, as atividades serão dirigidas no sentido de
ensinar o respeito, a afetividade, a receptividade, o conhecimento das diversas
culturas dos povos bem como a apreciação. Cada turma representará um país participativo
da copa mundial ficando responsável em pesquisar por meio de jornais, revistas
e das diferentes mídias, a bandeira daquele país, as cores que o representam,
assim como o modo de vida da população, seus hábitos culturais, costumes, tipo
de habitação, de vestuário, de alimentação, pontos turísticos, a Língua falada,
músicas, etc.
ATIVIDADES
-CORES: trabalhar as cores das
bandeiras
-REGRAS: respeito às regras e
aceitação da derrota
-TEMPO: duração das partidas de
futebol, período da copa (dia, mês e ano)
-ESPAÇO: locais aonde serão
realizadas as partidas
-QUANTIDADE: número de jogadores,
de times etc.
-SAÚDE: alimentação saudável para
um bom condicionamento físico e mental
-Significado das palavras: bi,
tri, tetra, hexa-campeção.
-Análise do placar dos jogos
-Trabalhar o espírito patriótico
e de cidadania
-Confeccionar a bandeira do
Brasil e do país que está trabalhando
- Pesquisa em jornais, revistas e
internet sobre notícias da copa
-Produção de textos – histórias,
notícias da copa, utilização de objetos e personagens (bola, meias, bonecos)
- Visualização dos nomes dos
países
- Movimento retilíneo, curvas
fechadas e abertas
-Dramatizações
-Campeonatos de futebol
RECURSOS:
Jornais, revistas, internet, mídias, Dvds,
materiais recicláveis (papelão, rolinhos de papel higiênico, Cds, livrinhos,garrafas
pets, Eva, Tnt, papéis coloridos, crepom, tintas, pincéis, roupas, bolas,
meias, chuteiras, blusas do Brasil, cornetas, bandeiras, etc.
Projeto elaborado pelas Professoras Vânia
Cristina C. Pinto e Cátia Cristina B. Gomes.