sábado, 6 de agosto de 2011

REUNIÃO DE PAIS - FAMÍLIA NA CRECHE



Hoje foi dia de Reunião de Pais na creche. Convidamos os responsáveis para tratarmos do Cartão Carioca e aproveitamos para conversar sobre sustentabilidade e meio ambiente. Lançamos o projeto "Reciclando e conservando o meio ambiente, salvando o planeta." muito bem recebido pelos pais, que se propuseram a contribuir levando-o para a comunidade local. Apresentaram idéias e sugestões que colocaremos em prática. Fizemos uma mostragem de como podemos aproveitar materiais recicláveis para aumentar a fonte de renda familiar. Apresentamos também o projeto da SME "Minha primeira biblioteca" que gerou o projeto "Ouvindo e contando, tô só começando" em que as crianças ganharão dois livrinhos e ouvirão histórias contadas pelos pais em casa. O clima foi de descontração e participação. Iniciamos com apresentação de DVD mostrando os projetos desenvolvidos na creche. Veja as fotos e o vídeo:








VÍDEO EXIBIDO AOS RESPONSÁVEIS


PROJETO RECICLANDO E CONSERVANDO O MEIO AMBIENTE, SALVANDO O PLANETA

Visando preservar os direito das novas gerações a um planeta saudável, apresentamos para os nossos responsáveis o lançamento do Projeto Reciclando e conservando o meio ambiente, salvando o Planeta, que envolverá pais, crianças e funcionários no clima da Sustentabilidade a fim de despertar e promover uma melhor qualidade de vida para a comunidade local. Usando material reciclável oferecido pela comunidade, usaremos de criatividade para transformá-los em objetos utilizáveis tanto pelas crianças em suas atividades lúdicas quanto pelos adultos. Com isso, todos saem ganhando e contribuindo para a preservação do meio ambiente, transformando o que seria lixo em material reutilizável.

PROJETO: RECICLANDO E CONSERVANDO O MEIO AMBIENTE, SALVANDO O PLANETA

JUSTIFICATIVA: Tendo em vista nossa preocupação com o planeta e que essa década passa por uma transição na direção da sustentabilidade, o nosso compromisso em contribuir com as transformações e preservar os direitos das futuras gerações a um planeta saudável, passamos a reciclar tudo que for reciclável. O essencial para nós é certamente o direito das nossas crianças ao desfrute de um meio ambiente capaz de oferecer boas condições de vida permanentes. Foi pensando nisso que passamos a trabalhar com os mais variados tipos de materiais recicláveis, pois encontramos neles uma forma de economizar, criar e garantir a preservação do meio ambiente, tornando o que seria “lixo” em material reciclável fazendo uso deles em nossas atividades pedagógicas.




OBJETIVOS:
Promover a exploração dos ambientes externos (explorar todos os espaços da creche e o externo);
Uso de recursos planetários (água, terra, ar);
Promover o equilíbrio entre o meio ambiente e as relações humanas;
Envolver a comunidade nos princípios básicos da sustentabilidade cuidando para que o envolvimento seja total e que ela ganhe algo com isso, todos ganham e cuidam para que o projeto atinja o sucesso esperado.
Trabalhar a biodiversidade local a fim de manter, ou melhorar a qualidade de vida da comunidade;


DESENVOLVIMENTO: Dando início ao projeto, iniciamos uma conversa com os responsáveis sobre preservação do meio ambiente para uma vida saudável e sustentável. Falamos sobre as idéias de projetos empresariais de sustentabilidade que começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo, provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis. Convidamos então para contribuírem começando em preservar a comunidade em que vivem, fazendo bom uso dos recursos naturais, aproveitando caixas de papelão, caixas de ovos, garrafas petis entre outros e trazendo para nós a fim de aproveitarmos em nossas atividades pedagógicas, fazendo desse jeito a reciclagem. Foram apresentados quatro contêineres para o armazenamento do material que serão trazidos por eles. Nas turmas, as educadoras, sob orientação da direção, usarão os materiais recicláveis junto com as crianças nas atividades pedagógicas, usando da criatividade na confecção dos trabalhos realizados.




ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
*Encontros com responsáveis para participarem, sugerirem, modificarem, o que for necessário;
Confecção de bolsinhas feitas com caixas de leite e caixinhas de papelão;
* Confecção de enfeites com garrafas petis;
* Trabalhos pedagógicos com material reciclável.


RECURSOS: caixas de leite, pilhas usadas, tampas de garrafas, garrafas petis, caixas de ovos, papelão, canudinhos, pau de churrasco, palito de picolé, retalhos, barbantes, sobras de fios de lã, etc.


AVALIAÇÃO:
Culminância no fim de cada bimestre com o material reciclado usado no tema trabalhado;
Exposição das fotos no Blog para comentários de todos que o visitarem;
Relatórios de avaliação.




DURAÇÃO: Durante todo o ano.



Segundo a Wikipédia: "sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana".

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PROJETO HORTA NA CRECHE

                                   


                                 PROJETO BILIKA, A ABELHINHA.


INTRODUÇÃO:
                BILIKA é uma personagem criada e vivida pela Agente Auxiliar de Creche Adriana, que encanta as crianças com suas histórias, mágicas e brincadeiras ao levá-las para visitar a horta da creche. As crianças se envolvem num clima de descontração e através de brincadeiras, aprendem muito sobre os seres vivos encontrados na horta. Também aprendem a apreciar e preservar a natureza. Bilika se preocupa com a natureza e por isso está sempre empenhada em diminuir a produção de lixo, evitando a poluição, reutilizando materiais com criatividade e imaginação. Essa visita acontece semanalmente com as turmas de Maternal e a turma do Berçário II.
 


JUSTIFICATIVA:
Esse projeto surge após percebemos o interesse das crianças em observar os seres encontrados na horta, como uma minhoca se movimentando, o caminho percorrido pelas formigas, uma casa de marimbondos sendo construída, etc. Nasce então a BILIKA que, com suas habilidades de criação lúdica, vai respondendo às perguntas das crianças, satisfazendo suas curiosidades, despertando-as para novos conhecimentos sobre o ser vivo em questão e incutindo-lhes o amor à natureza.


OBJETIVOS:
- Utilizar o espaço da horta para momentos de aprendizagem;
- Aproveitar o interesse das crianças para novos conhecimentos;
- Trabalhar o saber “ouvir e falar”, respeitando o outro;
- Desenvolver as várias formas de expressão;
- Estimular o prazer em ouvir histórias;
- Desenvolver a criatividade e a imaginação;
- Conscientizar sobre problemas relacionados à poluição e a produção do lixo;
- Apreciar e conhecer os seres vivos encontrados na natureza;
- Despertar o gosto pelos elementos naturais;
- Conhecer diferentes seres vivos, seus habitats e suas características;
- Trabalhar questões de tempo e espaço que ocupam os seres vivos;
- Conhecer as transformações que ocorrem na natureza;
- Acompanhar o crescimento dos vegetais;
- Valorizar a alimentação saudável.


DESENVOLVIMENTO:
Bilika leva as crianças para observarem toda a horta. Lá ela apresenta seus amiguinhos: Jura, a tartaruga; Minhokibela, a minhoca; Barbarela, a borboleta. Ao encontrarem qualquer outro elemento que tenham achado interessante, Bilika aproveita para falar obre ele. Por exemplo: a lagarta que vira borboleta. Começa então a contar uma história ou inventa uma brincadeira, ensinando-os sobre seu habitat, quais são seus hábitos, as suas características, se é útil ou nocivo, etc. As crianças ouvem, perguntam e Bilika satisfaz suas curiosidades. A seguir propõe que as crianças realizem alguma atividade ao ar livre.


RECURSOS:
Sementes, seres vivos encontrados na horta, ferramentas para o plantio, caixotes, caixas de papelão, fantoches, tintas, pincéis, músicas, garrafas pet, potes plásticos, copos descartáveis e material de sucata em geral.


ATIVIDADES:
- Bilika convida as crianças para verem suas amiguinhas trabalharem e prepararem a terra.
- Plantio de sementes;
- Decoração dos canteiros da horta;
- Irrigação dos canteiros;
- Retirada do mato e ervas daninhas dos canteiros;
- Conto de histórias com fantoches;
- Brincadeiras com cantigas de roda;
- Brinquedos cantados;
- Modelagem com massinha;
- Tatuagens de canetinha hidrocor;
- Cartaz com desenhos feitos a partir do que as crianças observaram;
- Cultivo de sementes de feijão para observação da germinação.
- Identificação das partes de um vegetal.


AVALIAÇÃO:
            Com as  histórias contadas pela Bilika e com as visitas à horta, as crianças desenvolvem a curiosidade de experimentar os sabores dos alimentos cultivados por elas, conhecem todo o processo de crescimento da plantinha até esta chegar ao nosso prato e aprendem sobre os benefícios que tais alimentos podem trazer para a nossa saúde.
Desfrutam do agradável contato com elementos naturais como a água, terra, etc. Experimentam texturas, aromas, formas e cores.
Expressam-se contando ou desenhando o que viram, o que vivenciaram e o que descobriram nesta nova experiência com o ambiente.


PROJETO CRIADO PELA AGENTE AUX. DE CRECHE ADRIANA E ESCRITO PELA PRFESSORA CÁTIA CRISTINA B. GOMES


PROJETO CONTOS QUE EU CONTO

Visando criar o hábito da leitura e pensando na formação de futuros leitores, desenvolvemos o PROJETO CONTOS QUE EU CONTO em 2010 que resultou em livrinhos feitos pelas próprias crianças que passaram a fazer parte da sala de leitura para manuseio e apreciação de todas as crianças da creche.

PROJETO CONTOS QUE EU CONTO
PROFª. CÁTIA CRISTINA BRAGA GOMES


INTRODUÇÃO:
CONTOS QUE EU CONTO parte do mundo da imaginação infantil em que a criança edita seu primeiro livro com histórias criadas por elas mesmas e registradas pelas educadoras a partir de temas despertados pela própria criança.  

JUSTIFICATIVA:
O Projeto parte da necessidade que a criança tem de se expressar, mostrando seus interesses e como percebe o mundo, os objetos e as pessoas que a rodeiam.

OBJETIVOS:
- Ouvir o que a criança tem a contar e estimular que os outros ouçam;
- Desenvolver a oralidade, a criatividade e a imaginação;
- Demonstrar interesse pelo que ela diz ou conta;
- Valorizar o pensamento da criança;
- Desenvolver a liberdade de criação;
- Valorizar sua ideias e pensamentos;
- Criar uma atmosfera onde a criança sinta-se segura para expressar suas idéias e pensamentos;
- Despertar o gosto e interesse pela leitura desde cedo.

DESENVOLVIMENTO:
Partindo de um bate-papo a criança é convidada a deixar sua imaginação fluir e ela começa então a contar uma história. Sua fala é registrada pela educadora que está ouvindo e ela é convidada a desenhar o que está contando.  O registro escrito é feito pelas educadoras. Então cada turma confecciona o seu livro de historias, que será apresentado para as outras turmas da creche. O trabalho culmina ao final de cada mês, onde são expostos para os responsáveis em dia específico.

RECURSOS:
Bate-papo na rodinha, exploração do espaço físico da creche como a horta, livros de histórias infantis, jornais, revistas, objetos da sala, músicas, DVDs, bonecos, casinha da boneca, papéis diversos, lápis de cor, cola, etc.

ATIVIDADES:
- Contar uma história e pedir que as crianças recontem essa história.
- Propor que as crianças alterem o rumo e o final da história.
- Na hora da rodinha, conversar sobre o dia de ontem, como foi, o que fizeram e partindo daí pedir que contem o que vivenciaram criando assim uma história.
- Apresentar um tema e desenvolvê-lo, depois pedir às crianças que contem uma história a partir do tema desenvolvido.
- Perceber o interesse das crianças sobre determinado assunto e conversar sobre ele, deixando-os que se expressem livremente. Depois convidá-los a colocar tudo que estão falando num livrinho.




        A LEITURA DEVE SER CULTIVADA DESDE A INFÂNCIA.   (Profª. Cátia Cristina B. Gomes)