Visando criar o hábito da leitura e pensando na formação de futuros leitores, desenvolvemos o PROJETO CONTOS QUE EU CONTO em 2010 que resultou em livrinhos feitos pelas próprias crianças que passaram a fazer parte da sala de leitura para manuseio e apreciação de todas as crianças da creche.
PROJETO CONTOS QUE EU CONTO
PROFª. CÁTIA CRISTINA BRAGA GOMES
INTRODUÇÃO:
CONTOS QUE EU CONTO parte do mundo da imaginação infantil em que a criança edita seu primeiro livro com histórias criadas por elas mesmas e registradas pelas educadoras a partir de temas despertados pela própria criança.
JUSTIFICATIVA:
O Projeto parte da necessidade que a criança tem de se expressar, mostrando seus interesses e como percebe o mundo, os objetos e as pessoas que a rodeiam.
OBJETIVOS:
- Ouvir o que a criança tem a contar e estimular que os outros ouçam;
- Desenvolver a oralidade, a criatividade e a imaginação;
- Demonstrar interesse pelo que ela diz ou conta;
- Valorizar o pensamento da criança;
- Desenvolver a liberdade de criação;
- Valorizar sua ideias e pensamentos;
- Criar uma atmosfera onde a criança sinta-se segura para expressar suas idéias e pensamentos;
- Despertar o gosto e interesse pela leitura desde cedo.
DESENVOLVIMENTO:
Partindo de um bate-papo a criança é convidada a deixar sua imaginação fluir e ela começa então a contar uma história. Sua fala é registrada pela educadora que está ouvindo e ela é convidada a desenhar o que está contando. O registro escrito é feito pelas educadoras. Então cada turma confecciona o seu livro de historias, que será apresentado para as outras turmas da creche. O trabalho culmina ao final de cada mês, onde são expostos para os responsáveis em dia específico.
RECURSOS:
Bate-papo na rodinha, exploração do espaço físico da creche como a horta, livros de histórias infantis, jornais, revistas, objetos da sala, músicas, DVDs, bonecos, casinha da boneca, papéis diversos, lápis de cor, cola, etc.
ATIVIDADES:
- Contar uma história e pedir que as crianças recontem essa história.
- Propor que as crianças alterem o rumo e o final da história.
- Na hora da rodinha, conversar sobre o dia de ontem, como foi, o que fizeram e partindo daí pedir que contem o que vivenciaram criando assim uma história.
- Apresentar um tema e desenvolvê-lo, depois pedir às crianças que contem uma história a partir do tema desenvolvido.
- Perceber o interesse das crianças sobre determinado assunto e conversar sobre ele, deixando-os que se expressem livremente. Depois convidá-los a colocar tudo que estão falando num livrinho.
A LEITURA DEVE SER CULTIVADA DESDE A INFÂNCIA. (Profª. Cátia Cristina B. Gomes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário