segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PROJETO HORTA NA CRECHE

                                   


                                 PROJETO BILIKA, A ABELHINHA.


INTRODUÇÃO:
                BILIKA é uma personagem criada e vivida pela Agente Auxiliar de Creche Adriana, que encanta as crianças com suas histórias, mágicas e brincadeiras ao levá-las para visitar a horta da creche. As crianças se envolvem num clima de descontração e através de brincadeiras, aprendem muito sobre os seres vivos encontrados na horta. Também aprendem a apreciar e preservar a natureza. Bilika se preocupa com a natureza e por isso está sempre empenhada em diminuir a produção de lixo, evitando a poluição, reutilizando materiais com criatividade e imaginação. Essa visita acontece semanalmente com as turmas de Maternal e a turma do Berçário II.
 


JUSTIFICATIVA:
Esse projeto surge após percebemos o interesse das crianças em observar os seres encontrados na horta, como uma minhoca se movimentando, o caminho percorrido pelas formigas, uma casa de marimbondos sendo construída, etc. Nasce então a BILIKA que, com suas habilidades de criação lúdica, vai respondendo às perguntas das crianças, satisfazendo suas curiosidades, despertando-as para novos conhecimentos sobre o ser vivo em questão e incutindo-lhes o amor à natureza.


OBJETIVOS:
- Utilizar o espaço da horta para momentos de aprendizagem;
- Aproveitar o interesse das crianças para novos conhecimentos;
- Trabalhar o saber “ouvir e falar”, respeitando o outro;
- Desenvolver as várias formas de expressão;
- Estimular o prazer em ouvir histórias;
- Desenvolver a criatividade e a imaginação;
- Conscientizar sobre problemas relacionados à poluição e a produção do lixo;
- Apreciar e conhecer os seres vivos encontrados na natureza;
- Despertar o gosto pelos elementos naturais;
- Conhecer diferentes seres vivos, seus habitats e suas características;
- Trabalhar questões de tempo e espaço que ocupam os seres vivos;
- Conhecer as transformações que ocorrem na natureza;
- Acompanhar o crescimento dos vegetais;
- Valorizar a alimentação saudável.


DESENVOLVIMENTO:
Bilika leva as crianças para observarem toda a horta. Lá ela apresenta seus amiguinhos: Jura, a tartaruga; Minhokibela, a minhoca; Barbarela, a borboleta. Ao encontrarem qualquer outro elemento que tenham achado interessante, Bilika aproveita para falar obre ele. Por exemplo: a lagarta que vira borboleta. Começa então a contar uma história ou inventa uma brincadeira, ensinando-os sobre seu habitat, quais são seus hábitos, as suas características, se é útil ou nocivo, etc. As crianças ouvem, perguntam e Bilika satisfaz suas curiosidades. A seguir propõe que as crianças realizem alguma atividade ao ar livre.


RECURSOS:
Sementes, seres vivos encontrados na horta, ferramentas para o plantio, caixotes, caixas de papelão, fantoches, tintas, pincéis, músicas, garrafas pet, potes plásticos, copos descartáveis e material de sucata em geral.


ATIVIDADES:
- Bilika convida as crianças para verem suas amiguinhas trabalharem e prepararem a terra.
- Plantio de sementes;
- Decoração dos canteiros da horta;
- Irrigação dos canteiros;
- Retirada do mato e ervas daninhas dos canteiros;
- Conto de histórias com fantoches;
- Brincadeiras com cantigas de roda;
- Brinquedos cantados;
- Modelagem com massinha;
- Tatuagens de canetinha hidrocor;
- Cartaz com desenhos feitos a partir do que as crianças observaram;
- Cultivo de sementes de feijão para observação da germinação.
- Identificação das partes de um vegetal.


AVALIAÇÃO:
            Com as  histórias contadas pela Bilika e com as visitas à horta, as crianças desenvolvem a curiosidade de experimentar os sabores dos alimentos cultivados por elas, conhecem todo o processo de crescimento da plantinha até esta chegar ao nosso prato e aprendem sobre os benefícios que tais alimentos podem trazer para a nossa saúde.
Desfrutam do agradável contato com elementos naturais como a água, terra, etc. Experimentam texturas, aromas, formas e cores.
Expressam-se contando ou desenhando o que viram, o que vivenciaram e o que descobriram nesta nova experiência com o ambiente.


PROJETO CRIADO PELA AGENTE AUX. DE CRECHE ADRIANA E ESCRITO PELA PRFESSORA CÁTIA CRISTINA B. GOMES


2 comentários:

  1. Olá muito legal o trabalho de vcs, mas gostaria de saber como a horta foi inserida no cotidiano das crianças? obrigada.

    ResponderExcluir
  2. De forma lúdica. Com as educadoras levando as crianças para fazer atividades na horta. É um dos espaços explorados na creche para desenvolver a criança. As turmas não tem dia nem hora marcados, as educadoras vão na hora de fazer o pedagógico. As quartas-feiras tem a D. Bilika que faz contação de histórias, dramatizações, etc na horta. Cada turma em um determinado horário.
    Obrigada por nos visitar. Volte sempre. Estamos às ordens! Bjks

    ResponderExcluir