TÍTULO: “OUVINDO E CONTANDO,
ESTOU SÓ COMEÇANDO”
FAIXA ETÁRIA DAS CRIANÇAS
ATENDIDAS: 11 meses a 3 anos e 11 meses
INTRODUÇÃO: O PROJETO VISA INSERIR A CRIANÇA EM UM AMBIENTE LETRADO, INCENTIVANDO E DESPERTANDO NELA O GOSTO PELA LEITURA A FIM DE SE FORMAR FUTUROS LEITORES.
JUSTIFICATIVA: O PROJETO SURGE DA PROPOSTA DA SME MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA E ENVOLVE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR DESPERTANDO O HÁBITO DE LER.
OBJETIVOS:
- Apresentar o Projeto aos
responsáveis, convidando-os a participarem juntamente com seus filhos,
valorizando a leitura;
- Levar os responsáveis a perceberem a
importância da leitura em suas vidas e na dos filhos para desenvolver a
criatividade e a potencialidade de cada um.
- Criar o hábito da leitura desde a primeira
infância para formação de leitores;
- Incentivar os responsáveis a
lerem junto com os filhos, criando um momento prazeroso e enriquecedor para
ambos;
- Apreciar os diferentes tipos de
leitura apresentados nos variados livros;
-Perceber as múltiplas possibilidades que a
leitura proporciona
- Ouvir e contar histórias a fim
de desenvolver a memória visual e auditiva, levando-os ao imaginário e à
criatividade;
-Conduzir os responsáveis a abraçarem o
Projeto dando continuidade em casa ao que fora iniciado na creche, se
envolvendo de tal forma que haja aprendizagem de ambas as partes (pais e
filhos);
- Despertar o gosto pela leitura
de modo a cuidarem com carinho dos livros, preservando-os.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
-Convidar os responsáveis a
conhecer o projeto e seus objetivos.
Apresentando o livro inicia-se a contação de uma história. Folheando o
livro, após a leitura, pergunta-se: “O que aconteceu aqui?” ”E depois?”, levando-os
a recontar a história lida. Envolvê-los na história fazendo perguntas, tais
como: “Podia ter sido diferente?” “Que final você daria ao personagem?” “Você
acha que a personagem agiu certo?” (As perguntas vão depender do contexto da
história contada).
- Pegar outro livro e dizer: ”Agora
iremos fazer diferente.” Passar cada página do livro e pedir que apreciem as
cenas. Pedir que escrevam ou desenhem o que está acontecendo nas cenas que acabaram
de observar. Depois, sugerir que contem a história que escreveram ou desenharam.
-Sugerir que façam o mesmo com
seus filhos, combinando com a direção o melhor dia da semana para levarem os
livros pra casa. Irá um livro por semana para que tenham tempo de se adaptarem
às novas atividades de forma gradativa.
- Na sala de leitura, pedir que
manuseiem os livros da creche e que observem como são arrumados, servindo de
exemplo para organizarem um espaço em casa para guardarem os livros.
OBS: Essas atividades serão
feitas com os pais a fim de vivenciarem como ensinar seus filhos a usarem os livros.
As mesmas atividades poderão ser feitas pelas educadoras em outro momento com
as crianças.
-Proporcionar aos nos finais de
semana a oportunidade de contar histórias para seus filhos. No final da
contação, dramatizar a história contada.
-Propiciar oficinas de contação
de histórias, ministradas pelos educadoras com o objetivo de fazer com que os
pais possam desenvolver habilidades de ler para para seus filhos de forma
prazerosa, motivadora e interessante.
-Promover culminâncias a cada
semestre com a exposição dos trabalhos realizados durante o projeto dos pais e
das crianças.
-Promover o saral do livro uma
vez por semana nas turmas. Serão usados instrumentos de interesse num baú
contendo fantasias, fantoches e diversos livros que utilizarão. No final da
contação as crianças terão acesso aos livros.
-A cada sexta-feira cinco
crianças de cada turma levarão dois livrinhos para casa dentro de sacolas
literárias. Os livros serão lidos pelos responsáveis para a criança. Na
segunda-feira os livros retornarão e as crianças contarão na rodinha a história.
RECURSOS:
-Livros, CDs, DVDs, TV de papelão,
fantoches, fantasias, giz de cera, lápis de cor, tinta, papel ofício, papel
pardo, sala de leitura, quadro janela de dramatização, sacolas literárias,
livros de história, música, etc.
DURAÇÃO:
- Ano inteiro com culminâncias
trimestrais.
ALGUMAS HISTÓRIAS E LIVRINHOS CRIADOS PELAS CRIANÇAS