domingo, 4 de março de 2012

PROJETO DO OIAPOQUE AO CHUÍ: EU, DESCOBRIDOR DO BRASIL



APRESENTAÇÃO:

     “Somente através da prática transformadora é que poderemos construir uma sociedade mais justa, que inclui e não exclui, que perceba a escola como espaço de construção, através da valorização, das individualidades, do respeito, para com as diferenças, com a cultura de cada um, onde a educação é o elemento essencial para um mundo melhor”.
       Busca-se neste projeto explorar as diversidades encontradas nas regiões do nosso país e com isso possibilitar o conhecimento das características singulares de cada região.

JUSTIFICATIVA:

  Tendo como pressuposto o nosso Projeto Político Pedagógico “BRINCANDO DESCUBRO O MUNDO”, o Projeto “DO OIAPOQUE AO CHUÍ: EU DESCOBRIDOR DO BRASIL” propõe uma discussão não só com os pequeninos, mas também com toda a comunidade sobre a identidade cultural destes e as várias culturas existentes no país, sendo um subsídio como ponto  de partida para sair do seu próprio local e romper fronteiras em busca de novos conhecimento sobre as origens e as peculiaridades de cada região brasileira.

OBJETIVO GERAL:

      Abordar as diversidades culturais bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

        Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;

ü  Descobrir e reconhecer as regiões brasileiras a partir das suas particularidades;

ü    Conhecer a história da origem de cada região;

ü    Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e seus pares, fortalecendo a auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

ü    Possibilitar a construção e valorização da cultura brasileira, buscando uma verdadeira identidade cultural;

ü    Entrar em contato com manifestações artísticas, expressões de sua cultura;

ü    Participar de brincadeiras, cantigas de roda , jogos específicos  de cada região;

  DESENVOLVIMENTO:
         O projeto será apresentado as turmas na roda de conversa através da demonstração de gravuras das regiões brasileiras.
As turmas dos maternais ficarão responsáveis em explorar uma das cinco regiões brasileiras: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, singularizando cada cultura no âmbito social e coletivo, através das diversas linhas do conhecimento interdisciplinar. A turma do Berçário ficará responsável em explorar a origem do nosso  pais, dando destaque os primeiros habitantes – OS ÍNDIOS.
        Cada turma trabalhará a origem e características específicas da região escolhida, através do diálogo coletivo, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas  culturas.
        No decorrer do projeto será apresentada a localização de cada região no mapa do Brasil para observação e conhecimento do clima, pontos turísticos, linguagem (fala-sotaque), comidas típicas, histórias, pontos turísticos, vestuário, literatura, músicas, danças, tipos fisicos etc...Além disso, participará de experiências nas oficinas do sabor, do cheiro e do artesanato nas quais terá a oportunidade de vivenciar, sentir e degustar peculiaridades de cada região.
                            
ATIVIDADES:

        Conversa e registro no blocão (sondagem dos conhecimentos prévios);
ü    Apresentação do mapa do Brasil;
ü    CORES: trabalhar as cores da bandeira, roupas etc...
ü    Relacionar nomes de comidas típicas;
ü    Jogos e brincadeiras;
ü    Contação de histórias;
ü    Representação de cantigas e lendas;
ü    Construção de textos coletivos (à vista de gravuras);
ü    Recorte e colagem;
ü    Quebra-cabeça (mapa do Brasil)
ü    Confecção de personagens;
ü    Brinquedos cantados;
ü    Dramatização;
ü    Modelagem com massinha;
ü    Leitura de diversos tipos de textos (jornais, revistas, livros etc.)

     RECURSOS:

    DVD, músicas, histórias, livros, CD, tintas, papeis variados, cola, revistas, jornais, gravuras, brinquedos, jogos pedagógicos, tintas, pincéis etc...

     AVALIAÇÃO:    

         Será através de registros por parte do professor na sala frente a participação de cada criança de forma individual e coletiva e do desenvolvimento da aprendizagem durante as atividades propostas.
       A avaliação será feita também através do resultado da exposição dos trabalhos na culminância do projeto.

“A criança só pode entender a diversidade se perceber que faz parte disso.”


PROFESSORA ARTICULADORA VÂNIA CRISTINA CHAVES PINTO E EQUIPE