domingo, 4 de março de 2012

PROJETO DO OIAPOQUE AO CHUÍ: EU, DESCOBRIDOR DO BRASIL



APRESENTAÇÃO:

     “Somente através da prática transformadora é que poderemos construir uma sociedade mais justa, que inclui e não exclui, que perceba a escola como espaço de construção, através da valorização, das individualidades, do respeito, para com as diferenças, com a cultura de cada um, onde a educação é o elemento essencial para um mundo melhor”.
       Busca-se neste projeto explorar as diversidades encontradas nas regiões do nosso país e com isso possibilitar o conhecimento das características singulares de cada região.

JUSTIFICATIVA:

  Tendo como pressuposto o nosso Projeto Político Pedagógico “BRINCANDO DESCUBRO O MUNDO”, o Projeto “DO OIAPOQUE AO CHUÍ: EU DESCOBRIDOR DO BRASIL” propõe uma discussão não só com os pequeninos, mas também com toda a comunidade sobre a identidade cultural destes e as várias culturas existentes no país, sendo um subsídio como ponto  de partida para sair do seu próprio local e romper fronteiras em busca de novos conhecimento sobre as origens e as peculiaridades de cada região brasileira.

OBJETIVO GERAL:

      Abordar as diversidades culturais bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

        Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;

ü  Descobrir e reconhecer as regiões brasileiras a partir das suas particularidades;

ü    Conhecer a história da origem de cada região;

ü    Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e seus pares, fortalecendo a auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

ü    Possibilitar a construção e valorização da cultura brasileira, buscando uma verdadeira identidade cultural;

ü    Entrar em contato com manifestações artísticas, expressões de sua cultura;

ü    Participar de brincadeiras, cantigas de roda , jogos específicos  de cada região;

  DESENVOLVIMENTO:
         O projeto será apresentado as turmas na roda de conversa através da demonstração de gravuras das regiões brasileiras.
As turmas dos maternais ficarão responsáveis em explorar uma das cinco regiões brasileiras: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, singularizando cada cultura no âmbito social e coletivo, através das diversas linhas do conhecimento interdisciplinar. A turma do Berçário ficará responsável em explorar a origem do nosso  pais, dando destaque os primeiros habitantes – OS ÍNDIOS.
        Cada turma trabalhará a origem e características específicas da região escolhida, através do diálogo coletivo, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas  culturas.
        No decorrer do projeto será apresentada a localização de cada região no mapa do Brasil para observação e conhecimento do clima, pontos turísticos, linguagem (fala-sotaque), comidas típicas, histórias, pontos turísticos, vestuário, literatura, músicas, danças, tipos fisicos etc...Além disso, participará de experiências nas oficinas do sabor, do cheiro e do artesanato nas quais terá a oportunidade de vivenciar, sentir e degustar peculiaridades de cada região.
                            
ATIVIDADES:

        Conversa e registro no blocão (sondagem dos conhecimentos prévios);
ü    Apresentação do mapa do Brasil;
ü    CORES: trabalhar as cores da bandeira, roupas etc...
ü    Relacionar nomes de comidas típicas;
ü    Jogos e brincadeiras;
ü    Contação de histórias;
ü    Representação de cantigas e lendas;
ü    Construção de textos coletivos (à vista de gravuras);
ü    Recorte e colagem;
ü    Quebra-cabeça (mapa do Brasil)
ü    Confecção de personagens;
ü    Brinquedos cantados;
ü    Dramatização;
ü    Modelagem com massinha;
ü    Leitura de diversos tipos de textos (jornais, revistas, livros etc.)

     RECURSOS:

    DVD, músicas, histórias, livros, CD, tintas, papeis variados, cola, revistas, jornais, gravuras, brinquedos, jogos pedagógicos, tintas, pincéis etc...

     AVALIAÇÃO:    

         Será através de registros por parte do professor na sala frente a participação de cada criança de forma individual e coletiva e do desenvolvimento da aprendizagem durante as atividades propostas.
       A avaliação será feita também através do resultado da exposição dos trabalhos na culminância do projeto.

“A criança só pode entender a diversidade se perceber que faz parte disso.”


PROFESSORA ARTICULADORA VÂNIA CRISTINA CHAVES PINTO E EQUIPE


6 comentários:

  1. amei esse projeto,guando eu estudava nossa escola teve esse projeto,e eu curtia muito.nós tinha que levar um prato tipico que era escolido pela professora.tinha que levar algo que representa se deter minada região. por fim estou ansiosa para ver esse projeto em atividade.bjs a todas.

    ResponderExcluir
  2. Então aguarde que em breve estaremos trabalhando esse projeto na creche. Se prepara pra participar,rsrsrs. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Vai ser um lindo projeto!
    Amei!!!
    Bjks,

    ResponderExcluir
  4. Amei o projeto, o Brasil é um país de grandes diversidades.Incluindo a fala, vestimenta e comportamento propiciar aos alunos essa viagem aliada ao conhecimento será maravilhoso. Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. O projeto já começou lindo. Parabéns a você e sua equipe!!!

    ResponderExcluir
  6. Lindo o projeto! Apresentar os diversos Brasis dentro desse Brasilzão sem porteira é tudo de bom!!! Parabéns a você e sua equipe!

    ResponderExcluir